Produção - Tinturas

Tinturas
A Tintura Hidro alcoólica é encontrada na Farmacopeia Chinesa, como uma forma farmacêutica de fácil acesso, com uma produção rápida e com custos acessíveis ao consumidor final.
São preparações alcoólicas ou hidro alcoólicas resultantes da extração de drogas de origem vegetal, mineral e cogumelos (fungos macroscópicos) ou da diluição de respectivos extratos.
São classificas em simples e compostas, conforme preparadas com uma ou mais matérias-primas.
Métodos de extração utilizados
Tinturas podem ser preparadas por dissolução, diluição, maceração, percolação e turba-extração.
- Dissolução ou diluição: dissolver a quantidade do extrato liquido ou em pó da droga junto com a quantidade de álcool com a especifica concentração, deixar em repouso e filtrar se necessário.
- Maceração: macerar corretamente o pó bruto da droga com uma quantidade de solvente em um recipiente com tampa por 3 a 5 dias ou por um tempo especifico, mexer ou agitar ocasionalmente. Separar o sobrenadante e adicionar a quantidade do solvente ao resíduo, continuar a maceração da mesma forma até que o componente ativo seja completamente extraído. Misturar os extratos e adicionar o solvente até o volume exigido, deixar em repouso por 24 horas e filtrar.
- Percolação: percolar com a quantidade de solvente descriminada para extratos e extratos líquidos.
- Turba-extração: á técnica baseia-se na extração com simultânea redução do tamanha de partícula, resultado da aplicação de elevadas forças de cisalhamento, gerada no pequeno espaço compreendido entre um extrator e um rotor de alta velocidade (5000 a 20000 rpm). A redução drástica do tamanho de partícula e o consequente rompimento das células favorecem a rápida dissolução das substancias ativas (Voig, 2000). Nessas circunstâncias, a difusão das substâncias dissolvidas através da membrana celular fica relegada a um plano secundário resultando em tempos de extração na ordem de minutos e o quase esgotamento da droga. A esse incremento da eficiência somam-se a simplicidade rapidez e versatilidade da técnica, que permite a fácil utilização dessa técnica em processamento em pequena e media escala.
Os seguintes ensaios devem ser realizados para Tintura
- Determinação do ponto de fusão.
- Teste de limite microbiano: deve estar de acordo com os limites estabelecidos previamente.
Veículo: O teor de álcool deve ser geralmente determinado para tintura. O padrão utilizado é o álcool de cereais a 70%.
Observações: As tinturas devem ser preservadas protegidas da luz em recipientes hermeticamente fechados e em local fresco.
Para a eliminação do álcool, os Produtos da Medicina Tradicional Chinesa em Tintura Alcoólica devem ser aquecidos, no mínimo ½ copo de água (próximo à fervura), em seguida pingar os fitos, aguardar no mínimo 30 segundos para que o álcool evapore, e então ingerir o liquido, na temperatura palatável.
-
Cápsulas
-
Chás
-
Ervas
-
ORIENTAÇÕES AO USO DOS PRODUTOS DA MTC
